quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Na Nigéria, o conflito religioso escalada impactos Igreja Adventista



A Igreja Adventista do Sétimo Dia na Nigéria está vendo uma queda na freqüência à igreja e alguns fechamentos de igreja em meio à piora conflito religioso no país.

Um recrudescimento de ataques contra igrejas cristãs pelo grupo extremista Boko Haram início no ano passado levou a violência sectária em curso entre grupos muçulmanos e cristãos, no nordeste da Nigéria.

Abuja was among Nigerian cities targeted by a wave of sectarian violence beginning in 2011. A suicide bombing at United Nation’s headquarters in the country’s capital city left 26 people dead last year. [photo: iStockphoto]

Somando-se o tumulto, o governo do país, recentemente eliminado os subsídios à energia, duplicando o preço da gasolina e incitar greves e manifestações em todo o país. Notícias indicam que os nigerianos vivem com medo de agitação contínua.

Enquanto isso, o escritor nigeriano Chimamanda Ngozi Adichie pediu aos líderes religiosos de seu país para falar contra a violência, o The Guardian informou na semana passada.

"Os líderes cristãos devem continuar a pregar a paz e união para que os cristãos não retaliar", disse ao Guardian Adichie. "Os líderes muçulmanos devem fortemente e repetidamente condena a violência contra os cristãos e deixar claro que Boko Haram não representa o Islã Nigéria", disse ela.

A Igreja Adventista no país tem dedicado nos últimos dias de jejum e oração para a situação em curso. Administração da igreja no país é a adesão incentivo ao trabalho em pequenos grupos e evitar grandes encontros religiosos públicos. Esforços de evangelismo ao ar livre tem sido colocada em espera devido a um toque de recolher e da situação de segurança frágil, declararam oficiais da Igreja.

De acordo com um relatório da Conferência Nordeste da Nigéria Presidente Bindas Stephen Haruna, a Igreja Adventista não sofreu danos materiais ou perda de vida. No entanto, alguns membros individuais tiveram seus bens saqueados ou queimados.

"A situação no norte da Nigéria mostra como a falta de liberdade religiosa pode afetar a vida das igrejas, e por isso que devemos promover e defender firmemente esta liberdade essencial antes que seja tarde demais", disse John Graz, diretor de Assuntos Públicos da Igreja Adventista a nível mundial e Liberdade Religiosa.

Freqüência à igreja, no nordeste da Nigéria caiu drasticamente, levando ao fechamento de igreja em algumas regiões onde a maioria dos membros estão viajando empresários que voltaram para suas casas. Em outras igrejas, pastores deixaram suas congregações por medo de serem mortos.

A situação gerou uma onda de evangelismo de pequenos grupos, os líderes da igreja disse. Como adventistas nigeriano funil seus esforços para espalhar a esperança adventista em menor escala, os oficiais da igreja no país estão solicitando as orações e apoio da família da igreja mundial.

Então em meio a essa calamidade que está assolando nossos irmão na Nigéria, nós podemos ajudar eles. Vamos orar para que deus possa dar forças para que possas vencer essas provaçoes e assim estar mais ligados com o nosso Deus e também possam trazer mais pessoas para o seu caminho.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.