sexta-feira, 3 de outubro de 2014

Unidades móveis vão fazer mamografias gratuitas durante "Outubro Rosa"


Será aberto nesta sexta-feira (28), às 8h, no Farol da Barra, em Salvador, o ‘Outubro Rosa’, movimento internacional que estimula empresas, população e entidades a trabalhar na prevenção e tratamento do câncer de mama. 

Dentro da programação do ‘Outubro Rosa’, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), disponibilizará, durante todo o mês, três unidades móveis para a realização gratuita de mamografias em mulheres de 40 a 69 anos. A ação começa a partir da próxima segunda-feira (1º) e será executada por profissionais da Clínica Delfin Imagem.

O atendimento será feito nas unidades que estarão na sede da Universidade do Estado da Bahia (Uneb), no bairro do Cabula; no Hospital João Batista Caribé, no Subúrbio Ferroviário, e no Hospital Especializado Dom Rodrigo de Menezes, em Cajazeiras. Para ser atendida a mulher deve levar um documento oficial com foto e o cartão do SUS.

A meta da ação é beneficiar cerca de oito mil mulheres na faixa etária de 40 e 69 anos, oferecendo atenção integral, que começa pela mamografia, sendo garantidos todos os procedimentos para as pacientes que apresentarem suspeitas identificadas pelo exame. O tratamento também será garantido em unidades de alta complexidade em oncologia, por meio de intervenções cirúrgicas, quimioterapia e radioterapia. 

A Sesab iniciou a ação do rastreamento do câncer de mama no ‘Outubro Rosa’ de 2011. A iniciativa já beneficiou mais de 50 mil mulheres no estado. Os exames foram realizados em unidades móveis que percorreram 63 municípios baianos. O momento também serve para alertar as mulheres para a importância da realização do exame, que deve ser feito anualmente, a partir dos 40 anos.

Como parte da iniciativa, o Elevador Lacerda será iluminado de rosa. O ‘Outubro Rosa’ surgiu na Califórnia, em 1997, e ganhou o mundo ao iluminar com holofotes cor-de-rosa monumentos como a Torre de Pisa, na Itália, e o Arco do Triunfo, em Paris, na França.

O movimento é realizado no Brasil há dez anos.  A iniciativa tem o objetivo de alertar a população para a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de mama, uma das causas mais frequentes da morte de mulheres atingidas pela doença. De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) em 2012 na Bahia serão registrados 2.920 novos casos de câncer de mama, dos quais 810 ocorrerão em Salvador. [Equipe CIAP - Tiago Oliveira]

Fonte: Aratuonline

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.