sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Adventistas farão o Enem em horário diferenciado


Dos 5,3 milhões de candidatos que farão o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no próximo fim de semana, em todo o Brasil, 33.328 são os sabatistas, pessoas que por causa da religião não realizam atividades como estudar e trabalhar, por exemplo, entre o pôr do sol da sexta-feira e o pôr do sol do sábado.

Judeus e adventistas fazem parte desse grupo. Eles vão entrar nos prédios no mesmo horário dos demais candidatos – até o meio-dia – mas só começarão a responder o Enem no final da tarde, com término previsto para depois das 22h. Enquanto esperam o sol ir embora, ficarão confinados em salas.

"Seguimos os 10 mandamentos de Deus. O quarto diz que devemos guardar o sétimo dia, que é o sábado. Por isso, realizamos apenas atividades religiosas, como ir à igreja, visitar hospitais, evangelizar, ter contato com a natureza e a família", explica o professor de religião do Colégio Adventista do Recife Ângelo Bernardes. Cerca de 20 alunos da escola, que funciona na Boa Vista, área central da capital pernambucana, participarão do Enem em horário especial.

É o caso de João Lucas Carvalho, 17 anos, Abelardo Oliveira, 17, Waleska Albuquerque, 16, e Duana Lemos, 17. Os quatro farão o exame na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), pertinho do colégio onde estudam.

"Fiz ano passado por experiência. Fiquei muito cansada mentalmente, pois entrei no prédio às 11h e só saí à noite", conta Duana, a única do quarteto que participou da avaliação em 2010. "Tenho uma amiga que ficará na mesma sala que eu. Acho que isso ajudará a passar o tempo", diz Waleska. "Deus não abandona seus filhos. Acredito que ele nos ajudará. Vai dar tudo certo", comenta Abelardo. João está tranquilo e mesmo tendo que passar o dia na Unicap, nem pensa em levar muitos lanches.

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.