sábado, 4 de fevereiro de 2012

Formação profissional da ADRA Tailândia oferece novo futuro a refugiados


Refugiados lutando para sobreviver na Tailândia estão encontrando a formação de novas competências e oportunidades de emprego, graças a um projeto da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) no país.

Quando Na Aye Yin e sua família fugiram seu país de origem, Mianmar, para um campo de refugiados na Tailândia, ficaram decepcionados ao saber que não se beneficiariam de um programa de governo tailandês que auxilia os refugiados.

Na Aye Yin recentemente abriu um salão de cabeleireira em sua casa depois de receber formação profissional da ADRA na Tailândia. Ela e seu marido agora oferecem cortes de cabelo gratuitos aos refugiados desempregados na sua comunidade. [foto: ADRA Tailândia]

Entrementes, Na Aye Yin ouviu falar sobre um projeto da ADRA, chamado "Formação Profissional para os Refugiados de Mianmar", que oferecia aulas de qualificação profissional para moradores do campo de refugiados. As aulas incluíam costura, soldagem, cuidado de idosos e crianças, mecânica básica de automóveis, curso para cozinheiros e cabelereiros.

Depois de completar a classe inicial, em estilos de penteado, Na Aye Yin inscreveu-se para um estudo mais aprofundado através de treinamento realizado pelo Colégio Vocacional Tailandês, que tem parceria com a ADRA da Tailândia.

Equipada com novas habilidades, Na Aye Yin abriu um salão de cabeleireiro em sua casa de bambu. O sucesso de seu novo negócio convenceu o marido a estudar estilos de penteado também.

Não só o casal se tornou auto-suficiente através de seu salão como ambos estão trabalhando juntos para oferecer serviços gratuitos para os refugiados desempregados na comunidade.

"Queremos ajudar os outros. Isso nos dá mais felicidade em nossos corações ", disse Na Aye.

Mediante o programa de formação vocacional, refugiados, como Na Aye Yin, se tornaram produtivos, membros da sociedade com uma contribuição a dar, disseram oficiais da ADRA da Tailândia.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

0 comentários:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.