sábado, 20 de abril de 2013

Comerciante de Recife foi atrás da “igreja do livro”

Caminhos divinos alcançaram de maneira surpreendente comerciante

O projeto Impacto Esperança, com o esforço missionário de adventistas para distribuição em massa de livros missionários há vários anos, produz histórias que são reais milagres. Um exemplo é o do comerciante Genuíno de Albuquerque Bezerra Neto, 48 anos. Ele é comerciante de carpetes de tapetes do bairro da Boa Viagem, um dos mais nobres de Recife. Casado, pai de três filhos, sempre procurou em diversas religiões alguma que fosse mais clara e abordasse de forma mais explicativa sobre a Volta de Jesus. “Sentia falta disso nas igrejas pelas quais passava. Já era evangélico há 28 anos, mas a Bíblia era meu fundamento, e ela falava do começo ao fim que Cristo voltaria, por que a minha igreja não falava sobre isso também?”, lembra o comerciante sobre a inquietação que tinha no coração.

Em uma segunda feira, quando chegou a sua loja, Genuíno viu na sua mesa um livro fino, com uma capa chamativa. “O nome era A Grande Esperança, e aquilo, de cara, me chamou atenção”, conta. O livro, não apenas o dele, mas muitos outros exemplares, tinham sido distribuídos na loja por um grupo de jovens de uma igreja (a Igreja Adventista), no sábado anterior. Por algum motivo, aquele grupo, além de distribuir, ainda deixou alguns exemplares na loja para possíveis interessados. Um desses acabou parando na mesa do patrão. Até então, Genuíno nunca tinha ouvido falar daquela igreja, mas ficou interessado no tema da publicação e começou a leitura.

No fim da semana, o comerciante estava decidido: ia procurar pela igreja do livro. Na contracapa, tinha um carimbo com o endereço da igreja mais próxima do seu estabelecimento. No domingo à noite, Genuíno chegou a Igreja da Boa Viagem, onde foi bem acolhido pelos mesmos jovens que entregaram o livro no sábado anterior, e pode ouvir mais sobre a tal volta de Jesus que tanto lhe causava anseio. Naquele ambiente, o comerciante confessa ter  entendido a Bíblia por completo: “Foi uma experiência incrível! Logo comecei a estudar as doutrinas da igreja e via como tudo se encaixava com o plano de Deus que está escrito na Bíblia”.

A Volta de Jesus, o sábado e um assalto - Genuíno começou então a estudar sobre a guarda do sábado. “O tema não foi fácil! Mas eu conseguia entender que aquela era a vontade de Deus. Comecei a ir a igreja nos sábados também, mas a minha loja continuava funcionando normal. Não compreendia que estava agindo errado com Deus”, alega o comerciante.

Até que em junho de 2012, pouco mais de um mês após o primeiro contato com a nova religião, Genuíno foi vítima de um assalto na loja. “Os bandidos entraram e fizeram uma bagunça, levaram tudo que podiam levar! Mas eles não tocaram em uma gaveta, que estava junto às demais gavetas que foram remexidas. Nesse local eu tinha um valor equivalente há 90 mil Reais em cheques, era o dinheiro das minhas exportações do começo do ano até então. Entendi ali que Deus me poupou, e que, guardar os sábados com os meus negócios era tão importante para Deus, que se fosse preciso, em um único dia, Ele teria deixado que todo o meu dinheiro fosse levado para que eu entendesse a Sua vontade”.

A partir de então, Genuíno se tornou um fiel e completo guardador do sábado e membro da Igreja Adventista do Sétimo Dia. A loja de carpetes e tapetes funciona de segunda a sexta, fechando antes do por-do-sol, e todos os domingos Genuíno tem aberto as portas e visto um milagre acontecer. “Nenhum comércio em Boa Viagem abre aos domingos, exceto o shopping. Mas, a cada domingo seguido, as vendas só aumentam! Eu não perdi nada depois que comecei a seguir a Cristo completamente, muito pelo contrário: eu só ganhei!”.

Da conversão para a pregação -  Há exatamente um ano Genuíno teve o primeiro contato com a Igreja Adventista através do projeto Impacto Esperança e, para celebrar a conquista, o comerciante não podia ter uma escolha mais propícia: “Comprei mil DVDs A Última Esperança e já estou com eles. Neste sábado, eu quero distribuí-los a amigos, vizinhos, pessoas que nos cercam, e que, assim como eu, há um ano atrás, estavam em busca de uma esperança maior, mas só faltava quem tivesse a coragem de chegar perto deles e a entregar!”. [portaladventista.org]

sexta-feira, 19 de abril de 2013



Em um artigo publicado no último volume do International Journal of Nautical Archeology, pesquisadores da Universidade Ben-Gurion, da Universidade Tel Aviv, da Universidade de Haifa e do Instituto de Pesquisa Oceanográfica e Limnológica, todos em Israel, descreveram a descoberta de uma estrutura em forma de cone, de basalto bruto, sobre o fundo arenoso no trecho sudoeste do Mar da Galileia. A estrutura tem um formato aproximadamente circular e consiste em um monte de pedras, com cerca de 10 metros de altura e 70 metros de diâmetro, volume estimado em 25.000 m³ e peso estimado de 60.000 toneladas. Ela se encontra assentada sobre a areia, que também cobre as bordas da estrutura, e seu ponto mais alto encontra-se a cerca de nove metros de profundidade. Por enquanto, existem praticamente apenas perguntas: Quem construiu a estrutura? Quando ela foi construída? Qual seu propósito? Foi construída já submersa ou em uma região que foi mais tarde submersa? Os arqueólogos têm alguns palpites, baseados no conhecimento que têm da região.

A localização da estrutura, próxima a um antigo canal do rio Jordão, em uma região que foi importante economicamente na Era do Bronze, além da semelhança com outras estruturas submersas de pedras da época, faz pensar que ela tenha sido feita entre o século 4 e 3 [a.C.]. As pedras de basalto usadas na estrutura, com cerca de um metro cada, não precisaram viajar muito – existem locais de onde elas podem ter sido extraídas a poucas centenas de metros da região da descoberta.

Em um mergulho, os arqueólogos notaram a presença de tilápias (uma delas está apontada por uma seta na foto acima), o que sugere que a estrutura se trata de uma espécie de “berço” para cardumes de peixes, como outros que existem na região. Esses berços atrairiam cardumes por formar um abrigo, o que facilitaria a pesca.

O artigo científico da descoberta é bastante resumido, apresentando alguns mapeamentos feitos com sonar, um perfil provável da estrutura, e a discussão acerca de a construção ter sido feita na Era do Bronze, devido à semelhança com outras estruturas submersas, porém, menores.

Movimento entregará milhões de livros e DVDs em um dia



Entrou para o calendário anual a distribuição em massa de livros por parte dos adventistas do sétimo dia para a população sul-americana. No próximo dia 20 de abril, mais uma vez os fiéis da denominação (que somam mais de dois milhões no território sul-americano) sairão ao mesmo tempo às ruas do Brasil, Argentina, Uruguai, Chile, Bolívia, Peru e Equador para entregar gratuitamente às pessoas mais de 15 milhões de exemplares do livro A Grande Esperança. Em 2013, acontece a entrega, também, de um DVD intitulado A Última Esperança, apresentado pelo pastor Luís Gonçalves.