sábado, 24 de novembro de 2012

Crescimento da aids entre os jovens preocupa


O crescimento da aids entre os jovens, especificamente entre os homossexuais, é uma das “grandes preocupações” do Ministério da Saúde, afirmou nesta terça-feira (20) o ministro Alexandre Padilha. “Essa geração não acompanhou o início da luta contra a aids nem perdeu ídolos por causa da doença, por isso a importância da sensibilização”, argumentou Padilha. A faixa entre 15 e 24 anos merece atenção no controle do HIV porque concentra boa parte das pessoas recém-infectadas. Entre os soropositivos nessa faixa etária, os homossexuais representam uma parcela cada vez maior. Em 2002, eles eram pouco menos de 40%. De acordo com os novos dados apresentados pelo Ministério, eles já ultrapassam os 50%.

Por isso, os jovens são um público-alvo importante do programa “Fique Sabendo”, que vai oferecer testes rápidos para detectar HIV, hepatite e sífilis. A meta do Ministério da Saúde é examinar 500 mil pessoas no período. Para atingir esse público específico, o Ministério pretende levar a campanha de mobilização para locais frequentados por jovens – com atenção especial para os homossexuais –, como boates e bares. Além disso, a campanha será feita nas redes sociais, assim como no rádio e na televisão.

Entre 2005 e 2011, o número de exames rápidos feitos no país aumentou de 528 mil para 2,3 milhões, pelo programa “Fique Sabendo”. Só neste ano, de janeiro a setembro, foram distribuídas 2,1 milhões de unidades, e a expectativa do governo é encerrar 2012 com uma remessa de 2,9 milhões de testes só para detectar o vírus da aids.

Cerca de 38 mil casos são diagnosticados anualmente no país. Quanto antes é descoberto o vírus, mais eficaz é o tratamento. Segundo o Ministério, cerca de 70% das pessoas que tomam o coquetel antirretroviral apresentam cargas virais indetectáveis. [...]

Atualmente, cerca de 530 mil pessoas estão com o vírus HIV no país. Dessas, 217 mil estão em tratamento e 130 mil ainda não sabem que tem a doença, segundo o ministério. “Nossa meta com a campanha é fazer com que pessoas que façam parte desses 130 mil tomem conhecimento e comecem a se tratar”, disse o ministro. [...]

Mobilização de oração em favor de cristãos presos no Togo será dia 1º


Pr. Monteiro: situação complicada até agora
No próximo dia 1º de dezembro uma mobilização mundial acontecerá em favor da libertação de dois cristãos presos em Togo, país localizado na costa oeste do continente africano. Os instrumentos usados para esse movimento serão a oração e o jejum.
O apelo do líder mundial adventista, pastor Ted Wilson, feito nesta semana, é no sentido de que os mais de 17 milhões de membros da Igreja da qual os dois fazem parte se unam em oração mesmo distantes da situação. Paralelo a isso, advogados e ativistas de direitos humanos tentam, pelos meios legais, obter a libertação do pastor adventista Antonio dos Anjos Monteiro, natural de Cabo-Verde, e do empresário Bruno Amah, que vivem e trabalham na capital Lomé. “Eles são pessoas inocentes e nós estamos intercedendo ao Senhor por uma intervenção para que voltem a estar reunidos com suas famílias e continuem seu trabalho”, comentou Wilson.
Situação – Monteiro e Amah foram detidos em março de 2012 sob acusação de conspiração para cometer assassinato depois que ambos foram acusados de fazer parte de uma suposta rede de tráfico de sangue naquele país. Conforme apurou a agência adventista internacional de notícias, a ANN, o acusador já havia confessado o assassinato de cerca de 20 jovens, alegando que trabalhava para um esquema criminoso de tráfico de sangue humano.
Monteiro, natural de Cabo Verde, serve como diretor de Escola Sabatina e Ministério Pessoal para a sede administrativa conhecida como União Missão do Sahel, com sede em Lomé, Togo, desde 2009. Foi realizada uma busca policial na casa de Monteiro e na sede local da igreja e nenhum tipo de prova foi encontrado.
Oração – Para fortalecer o movimento de oração, foi criada uma hastag para uso no Twitter chamada #pray4togo que ajudará no envolvimento de internautas, bem como ações no Facebook. “Entendemos que podemos contribuir, aqui na América do Sul, pedindo a todos os adventistas e amigos que orem em favor desses dois homens e suas famílias que passam por momentos muito difíceis”, afirma o pastor Almir Marroni, vice-presidente para oito países sul-americanos da Igreja Adventista do Sétimo Dia. Outras informações a respeito dessa mobilização podem ser vistas em www.pray4togo.com. [ASN]

quinta-feira, 1 de novembro de 2012

Adventista celebra 109 anos com muita saúde



Cada um dos 109 anos de Júlia Feix Goulart construiu a trajetória comemorada ontem com uma festa que reuniu a numerosa família em torno da alegre e bem disposta vovó, na Vila Farrapos.

Milhões de adventistas farão movimento de oração sul-americano

O PROGRAMA DOS DEZ DIAS DE ORAÇÃO E JEJUM É A PRIMEIRA DE UMA SÉRIE DE ESTRATÉGIAS PARA CRESCIMENTO ESPIRITUAL DOS MEMBROS E AMIGOS DOS ADVENTISTAS


Em 2013, os mais de dois milhões de membros adventistas sul-americanos vão se dedicar, durante dez dias, para interceder por vários motivos e pessoas.

Bruxas ou Bíblia?



Doces ou travessuras? É a pergunta tradicional feita há muitos anos por crianças em várias partes do mundo, inclusive em alguns lugares do Brasil, no tal Halloween ou Dia das Bruxas, que é lembrado no 31 de outubro.

Tempestade Sandy atinge os EUA e paralisa Nova York


(Rua alagada no bairro do Brooklyn durante tempestade Sandy em Nova York. 29/10/2012)

NOVA YORK, 30 Out (Reuters) – Milhões de pessoas no leste dos EUA acordaram nesta terça-feira com o rastro de destruição deixado pela gigantesca tempestade Sandy, que alagou casas, derrubou árvores, provocou a falta de energia generalizada e inundou o sistema de metrô de Nova York e ruas no distrito financeiro de Manhattan.

Louvor em praça pública




Um sábado de verão. Foi nesse clima que a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD), em Lauro de Freitas (BA), realizou o projeto Adoração e Esperança. Mais de 400 pessoas compareceram a concha acústica da cidade para acompanhar a programação.