sábado, 28 de abril de 2012

Mortalidade infantil caiu 47,6%, diz IBGE

Dados do Censo 2010 divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que a mortalidade infantil no primeiro ano de vida caiu 47,6%. Em 2000, a cada mil crianças nascidas vivas, 29,7 morriam antes de completar um ano. Em 2010, o número ficou em 15,6. A maior queda foi registrada na região Nordeste, que ficou com 58,6%.

quarta-feira, 25 de abril de 2012

Convenção mobiliza jovens paulistas para evangelismo

                                        

Qual deve ser o objetivo do jovem cristão na atualidade? Essa e outras perguntas foram respondidas na Convenção de Evangelismo Jovem, evento que ocorreu no dia 22 de abril no Unasp -  Centro Universitário Adventista de São Paulo, Campus Engenheiro Coelho. O encontro teve como objetivo capacitar, instruir e motivar a juventude para o desafio missionário de batizar mil pessoas em 2012.

ADRA promove ação de preservação ambiental na Bahia

                                            
Por um mundo mais verde! Esta foi a frase que a ADRA, Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais, juntamente com os desbravadores (grupo de crianças e adolescentes que, reunidos em clubes, desenvolvem projetos religiosos e comunitários regularmente), escolheram para impactar a comunidade do Abaeté, na capital baiana. A ação se deu  no sábado, 21 e foi direcionada quanto aos cuidados que precisam ser tomados para que o recurso natural seja preservado. A Lagoa do Abaeté está situada na área de proteção ambiental Parque Metropolitano Lagoas e Dunas do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador.

Congresso mostra a universitários como conciliar ciência e religião

                                            
“Contraponto: Integridade e Sucesso”, esse foi o tema do 2º Congresso de Universitários Adventistas para jovens dos Estados do Ceará e Piauí. O evento ocorreu neste fim de semana e contou com a participação de aproximadamente trezentas pessoas e alcançou visibilidade na mídia televisiva e na web.
O evento, que teve como oradores o pastor e doutor em arqueologia Rodrigo Silva, o historiador Matusalém Alves, o pastor e mestre Demostenes Neves, o diretor geral das instituições de Educação Adventista em todo o Nordeste do Brasil, pastor Enildo Nascimento, o Gerente de Marketing da Faculdade Adventista da Bahia, Mardem Mota, e o cantor Robson Fonseca, superou a expectativa dos universitários participantes.

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Consumismo infantil: Como lidar com esse invasor?

O número de crianças e adolescentes adeptos ao consumismo tem aumentado consideravelmente. A escolha da alimentação, do imóvel, do roteiro turístico e até do automóvel deixou de ser uma preocupação reservada apenas aos adultos. Hoje esta realidade está inserida no contexto infantil. Dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – mostram que 80% das decisões de compra de uma família brasileira sofrem influência infantil. A fim de trabalhar os valores na infância e contribuir com o desenvolvimento e a formação saudável dos pequenos foi realizado no dia 15 de março o IV Encontro de Psicologia realizado no ECOE - Espaço Comunidade Esperança em parceria com o SEPSI –Serviço de Psicologia.

sábado, 14 de abril de 2012

STF decide que aborto de feto sem cérebro não é crime


Juízes do Supremo Tribunal Federal

Segundo o Portal G1, um dos principais do Brasil, após dois dias de debate, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quinta-feira (12) que grávidas de fetos sem cérebro poderão optar por interromper a gestação com assistência médica. Por 8 votos a 2, os ministros definiram que o aborto em caso de anencefalia não é crime. O Código Penal, em vigor desde 1940, autoriza apenas abortamento legal nos casos de estupro e quando a mãe corre risco.

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Projeto estimula leitura diária da Bíblia a partir de 17 de abril


 Ler a Bíblia diariamente representa, para muitos, mais do que a simples leitura de um livro. É a oportunidade de ter acesso aos ensinamentos de Deus de maneira constante e com chances de se fixar com maior precisão os conteúdos assimilados. Um bom exemplo é o do jovem administrador Alan Jabor, que mora em Brasília, e que em 2012 vai para sua terceira experiência de leitura diária da Bíblia Sagrada. Aliás, exemplares da Bíblia é o que não faltam à disposição de gente interessada em desfrutar dos ensinamentos registrados por mais de 40 autores em um período de aproximadamente 1.500 anos. Para todas as faixas etárias, gostos literários e preferência de materiais e cores.
A Sociedade Bíblica do Brasil, uma das maiores do mundo, divulgou em 2011 que chegou a 100 mil exemplares do livro impressos. No planeta, calcula-se que a tiragem da Bíblia oscile entre seis e oito bilhões de exemplares. No dia 17 de abril, a Associação Geral da Igreja Adventista do Sétimo Dia pretende motivar os mais de 17 milhões de membros em todos os continentes a iniciarem uma jornada pelas páginas bíblicas com a sugestão da leitura de um capítulo diário.

terça-feira, 10 de abril de 2012

O Papel do Pequeno Grupo e do Protótipo no Discipulado

Eu Também Vos Envio

Precisa ficar claro que Deus não tem uma missão para Sua igreja, mas uma igreja para Sua missão. E esta é a missão de Deus, que foi comissionada em João 20:21: “Disse-lhes, pois, Jesus outra vez: Paz seja convosco! Assim como o Pai Me enviou, Eu também vos envio.”
O fato é que a igreja não tem uma missão em si. Mas, devido à entrada do pecado e ao processo degenerativo que esse trouxe ao mundo, Deus concedeu ao ser humano o privilégio de participar e se envolver em Sua missão. Jorge Henrique Barros, professor de Teologia Bíblica da Missão, acha que “missão é manifestar o amor do reino de Deus [...] através de palavras e
obras, com vistas à transformação”. Essa transformação pode ser chamada de discipulado e faz parte do processo de crescimento em Cristo.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Apocalipse: adquira três materiais sobre o assunto


 A série “Apocalipse, o fim revelado” apresenta 24 capítulos desvendando os maiores enigmas proféticos do último livro da Bíblia em três produtos diferentes.
O DVD é apresentado pelo pastor Rafael Rossi, evangelista para o Estado de São Paulo. De maneira dinâmica e atual, os símbolos do Apocalipse se tornam claros e compreensivos através de animações inéditas em 3D e computação gráfica. Foram produzidos 25 mil na primeira edição do DVD.

Além do DVD, outros dois materiais acompanham a série. Mais de 6 mil livros, com os temas em formato de sermões junto com um DVD com as apresentações em multimídia, foram distribuídos e uma revista em formato de Estudo Bíblico com uma tiragem inicial de 250 mil.

“O nosso objetivo é despertar nas pessoas o dom evangelístico. São três formatos de materiais com o mesmo conteúdo e estratégias diferentes para serem usados por dons distintos”, afirma o pastor Rafael.

Os materiais podem ser solicitados através do e-mail pedido@ofimrevelado.com.br . [Equipe CIAP – Deivison Moisés]

sábado, 7 de abril de 2012

7 teorias para esquecer ao fazer regime para emagrecer

1. Pensar que quer emagrecer. É necessário sentir que quer emagrecer. Essa vontade deve ser mais vivida do que pensada.

2. Ficar ansioso(a) para emagrecer atrapalha. Faz você se angustiar. Em vez de ficar morrendo de ansiedade, simplesmente esteja disposto(a) a emagrecer, o que significa adquirir uma postura diante do seu corpo e da sua vida, e não uma angústia.

3. Comprar tudo sobre o assunto e guardar. Parece aquele curso de inglês que você sempre se matricula, mas nunca termina.

4. Estar sempre conversando sobre emagrecimento. Falar demais pode significar fazer de menos.

5. Ficar dia e noite pensando que quer ser magro(a). Como toda fixação, não ajuda em nada.

6. Pensar que a coisa que você mais quer na vida é emagrecer. Assim, coloca o emagrecimento de forma muito pesada, o que só sobrecarrega sua visão de cuidar de si mesmo(a).

7. Imaginar que no dia em quer for magro(a) tudo será diferente. Isso coloca no emagrecimento a responsabilidade de resolver a sua vida. E gera receio, de mesmo magro(a), não conseguir tudo o que programou, e até pode provocar resistência ao emagrecimento. Separe cada departamento da sua vida: emagrecer, dar certo na profissão, se realizar no ar, sair para passear e sua responsabilidade com Deus, é claro, em primeiro lugar.

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Mãe e filha se batizam por causa do livro "A Grande Esperança"

A comerciante Neirelle da Conceição e a filha, Karina da Silva, não sabiam que um livro iria mudar tanto a vida delas. Há cerca de um ano, a irmã de Neirelle ganhou um exemplar de "A Grande Esperança". Porém, sem interesse pela literatura, repassou a obra à parente. A moradora de Apiúna/SC estava sedenta pelo assunto e leu todo o livro. "Pesquisei, comparei com a Bíblia e aceitei a verdade", conta a vendedora.



Certo dia, Neirelle entrou numa rua para fazer as vendas e uma senhora a abordou no carro. "Ela começou a falar sobre o sábado e era tudo o que eu precisava ouvir. Comecei a chorar porque finalmente havia encontrado alguém que também acreditava na guarda do sábado", relata. "Foi o Senhor que me encaminhou para aquela rua".

Neirelle passou seu telefone para a mulher, mas acabou perdendo contato. Em busca da igreja a qual o livro se referia, ela frequentou várias denominações durante oito meses e não encontrou a que guardava o sábado.

Jornal publica artigo de pastor adventista sobre o fim do mundo

O jornal Folha do Sul, com circulação diária na cidade de Bagé e região, divulgou um artigo sobre o fim do mundo, de autoria do pastor Rodrigo Machado, líder da Igreja Adventista na cidade. No artigo Machado relata a preocupação da sociedade sobre ao assunto retratado por meio de filmes recordes de bilheteria em vários países. No final do texto ele aproveita o espaço para incentivar as pessoas a lerem o livro "A grande esperança", cujo conteúdo retrata o fim do mundo com base na própria história da humanidade e na Bíblia. [Equipe CIAP, Tiago Oliveira]
Clique aqui para ter acesso ao artigo.

Páscoa - cordeiro ou coelho?

Chegou a páscoa e mais uma vez é hora de ver os supermercados abarrotados de chocolate. Mas onde está o verdadeiro sentido desta data especial? O artigo que você vai ler agora é uma análise sobre este assunto. Leia.

“A produção de ovos de Páscoa no Brasil atingiu neste ano uma marca jamais alcançada. Segundo estimativa da Abicab (Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados, associação que reúne 90% dos fabricantes de chocolate no país, 220 milhões de unidades chegaram ao mercado – 200 milhões fabricados pela indústria e outros 20 milhões confeccionados em fábricas menores, parte delas no mercado informal.

“Dados da Nestlé, uma das líderes do setor, são ainda mais vistosos: eles indicam uma produção de 100 milhões de ovos de chocolate. Tal volume exigiu das empresas uma verdadeira operação de guerra. Lacta, Nestlé e Garoto, que juntas respondem por 70% dos chocolates no país, começaram a planejar a Páscoa de 2012 uma semana depois da de 2011. A fabricação propriamente dita teve início seis meses atrás. Para executar a "Operação Páscoa", como já é conhecida a empreitada, foi preciso contratar, em regime temporário, algo como 25 mil funcionários.

“Mas o que é a páscoa? A páscoa é uma festa religiosa, a verdadeira páscoa representava a libertação do povo de Deus de então: o povo hebreu, da escravidão do Egito. E apontava para Jesus o cordeiro de Deus que viria para nos libertar da escravidão do pecado. Era uma data fixa, Levítico 23:5 diz: “no mês primeiro, aos catorze do mês, no crepúsculo da tarde, é a Páscoa do Senhor”.

“Não era no domingo, era uma data fixa. Um cordeiro era morto e a carne era comida com ervas amargas. E o fermento era totalmente retirado das casas. O hábito de dar ovos de verdade vem da tradição pagã,  porque cultuavam o início da vida. Os chineses e os povos do Mediterrâneo também tinham como hábito dar ovos uns aos outros para deixá-los coloridos, os ovos eram cozidos com beterrabas.

“E a história do coelho? Vem de uma outra tradição pagã um culto a fertilidade. Os pagãos celebravam Ostera, a deusa da primavera, simbolizada por uma mulher que segurava um ovo em sua mão e observava um coelho, representante da fertilidade, pulando alegremente ao redor de seus pés.

“O hábito de trocar ovos de chocolate surgiu na França. Antes disso, eram usados ovos de galinha para celebrar a data.

“O problema é que ao procurarmos contextualizar os elementos, geralmente vamos cedendo um pouco aqui, um pouco ali e acabamos fazendo um sincretismo tal que misturamos com um monte de coisas e o verdadeiro sentido da páscoa acaba se perdendo. Vamos ver o que diz a Bíblia, a Palavra de Deus? João 1:29: “No dia seguinte viu João Batista a Jesus e disse: Eis o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo”.

“Cuidado para não colocar Jesus como um mero coadjuvante, cuidado para não dar ao Cordeiro de Deus, um papel secundário na sua vida. Ainda mais quando se comemora o Seu sacrifício, a Sua morte e a Sua ressurreição.”

Ailto Santana, redator do programa Está Escrito [Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Padre ajuda na distribuição do livro A Grande Esperança

Foi no município de Boa Nova-BA, onde o padre Fábio Melo recebeu 200 livros A Grande Esperança para distribuir aos seus fiéis. Isso devido a uma história de amizade com o pastor Valter Santos, diretor de publicações da sede administrativa da Igreja Adventista para região sudoeste da Bahia - MBS.
Tudo começou no ano passado, quando o padre Fábio Melo foi vítima de um sequestro. Ao saber do ocorrido o pastor Valter decidiu fazer uma visita ao padre. Ele presenteou Fábio com um livro Vida de Jesus, e este gostou muito da literatura. Foi nesse momento que o pastor Valter percebeu que Fábio era um homem de mente aberta. Então, Valter sugeriu que fossem sorteados dois livros Vida de Jesus durante uma missa, Fábio prontamente aceitou.
No dia do sorteio o pastor compareceu a paróquia com alguns colportores; os livros Vida de Jesus e alguns exemplares de A Grande Esperança. Pastor Valter explicou ao padre o propósito do livro; de trazer esperança baseada na compreensão do tempo em que vivemos. Fábio gostou da mensagem do livro e quis levar esse conhecimento aos seus fiéis. Foi então que o pastor Valter lhe sugeriu a realização de uma série de palestras sobre saúde na paróquia, onde os livros poderiam ser distribuídos.
Durante a missa, os dois exemplares do Vida de Jesus foram sorteados; e depois padre e pastor se juntaram para propor aos fiéis a realização do curso de saúde, que deixou a paróquia muito animada. Então, padre Fábio fez sua promoção: duzentos livros A Grande Esperança para os duzentos primeiros que chegarem no dia de início das palestras. Toda a paróquia vibrou com o curso e os livros; as palestras começarão logo após as programações da Semana Santa. [Equipe CIAP, Tiago Oliveira]