terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

10 dias de greve da polícia militar


No décimo dia de greve da PM, Salvador e região metropolitana já registram 153 homicídios desde a noite do dia 31, quando começou a paralisação, até a manhã desta sexta-feira (10).

Os valores sinalizam um aumento de 106% em relação aos dez dias anteriores, período em que houve 74 mortes. O número mais crítico foi registrado na sexta-feira (3), quando 31 pessoas foram assassinadas na área. Por enquanto, a greve continua. Policiais militares da Bahia se reúnem novamente na tarde desta sexta-feira, no Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos, em Salvador, para definir os rumos da greve na Bahia. O novo encontro, que deve acontecer às 16h, foi marcado após a assembleia com entidades da PM terminar sem acordo para encaminhar ao governo e com um racha.

Além da prisão de Marco Prisco, líder da paralisação, e do escândalo por conta de gravações telefônicas, o movimento enfrenta agora uma divisão. A Associação dos Oficiais da Polícia Militar da Bahia (AOPMBA) decidiu não aderir à greve. A decisão foi tomada em reunião extraordinária da categoria na noite desta quinta-feira.

A principal divergência entre PM e governo é sobre o pagamento da GAP 4, a Gratificação de Atividade de Policial. O governador do Estado, Jaques Wagner, propôs que o pagamento aconteça em novembro, mas os policiais querem que aconteça imediatamente.

Policiais militares da Bahia se reúnem novamente na tarde desta sexta-feira (10), no Sindicato dos Bancários, no Largo dos Aflitos, em Salvador, para definir os rumos da greve na Bahia. O novo encontro, que deve acontecer às 16h, foi marcado após a assembleia com entidades da PM terminar sem acordo para encaminhar ao governo e um racha surgir entre os grevistas. [Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

PMs se reúnem em Salvador para discutir fim da greve

Após desocuparem, na manhã desta quinta-feira, a Assembleia Legislativa da Bahia, os policiais militares em greve se reúnem em Salvador para discutir o fim da paralisação. O movimento grevista foi duramente enfraquecido nesta quinta, com a prisão de seu líder, o PM Marco Prisco, e de outros cinco agentes que tinham mandados de prisão expedidos pela Justiça. Durante a tarde, o governo da Bahia dará um entrevista coletiva para informar a respeito da ação desta manhã e sobre os rumos da segurança pública no estado.

Prisco, líder do movimento grevista na Bahia foi levado do prédio da Assembleia Legislativa por homens da Força Nacional de Segurança e da Polícia Federal e está agora nas instalações do Exército em Salvador, de acordo com o tenente-coronel Márcio Cunha, e à disposição da Justiça. A desocupação começou às 6h25 deste quinta, após dez dias de paralisação. Soldados do Exército, que cercam o prédio, fizeram uma revista em todos os PMs que saíram do local. As primeiras a deixarem o local foram as mulheres, que saíram a pé, seguidas por um grupo de homens. Depois, deixaram o local PMs em motos e, em seguida, de carro. O líder do movimento, Marco Prisco, saiu da Assembleia diretamente para uma prisão do Exército.

A saída dos PMs foi anunciada ainda de madrugada pela advogado do grupo. A decisão foi tomada após a divulgação, pelo Jornal Nacional, de grampos telefônicos em que Prisco é flagrado incentivando atos de vandalismo no estado e convocando PMs do Rio de Janeiro e de São Paulo à paralisação. Na noite desta quarta-feira, o cabo do Corpo de Bombeiros Benevenuto Daciolo foi preso ao desembarcar no Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, após viagem à Bahia. Benevuto é acusado de incitar o movimento grevista nos Bombeiros e na Polícia Militar do Rio. Escutas telefônicas realizadas com autorização pela Justiça mostram Benevenuto negociando uma possível extensão do movimento grevista da Bahia ao Rio e a São Paulo. Um dos líderes da greve dos bombeiros no Rio no ano passado, Benevenuto foi enquadrado no crime de incitamento, de acordo com o Código Penal Militar e está no presídio de Bangu I. Ainda faltam cumprir oito mandados de prisão.

O contato entre os manifestantes dos diferentes estados da federação começou ainda em 2008 por causa da PEC 300 (proposta de emenda que estabelece piso salarial para policiais e bombeiros). Em 2011, pelo menos cinco reuniões em Brasília motivaram o encontro do grupo. “O contato tem se dado de forma natural. Os estados enxergam que agora o momento é propício”, explica Daciolo. Nas cabeças dos líderes, não passa despercebido o fato de que, se começar uma greve na sexta, os dois maiores carnavais no país, Rio e Salvador, estarão ameaçados. [Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

Clube de Desbravadores Interplanetário

O Clube de Desbravadores está com as inscrições abertas para você que tem entre 10 e 15 anos e gosta de muita aventura, esse é o seu lugar certo. Assista o vídeo e veja como é bom.
Gostou? Então procure o Diretor Luciano e participe de tudo isso. [Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

No início da tarde desta quinta-feira (02), lojistas do Subúrbio Ferroviário de Salvador tiveram que fechar as portas do comércio por conta de arrastões que estariam ocorrendo nas localidades de Paripe, Fazenda Coutos, Vista Alegre e Periperi.

De acordo com informações postadas nas redes sociais, homens encapuzados e armados, em motos e carros, obrigam os comerciantes a fecharem as portas da periferia da capital baiana. Além disso, recebemos informções que comerciantes também encerraram o serviço no Centro, Liberdade e Pau da Lima, Sete Portas e na Pituba.


[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

Base Comunitária de Fazenda Coutos é metralhada

Segundo informações a Base Comunitária de Fazenda Coutos, situada no Subúrbio Ferroviário que foi inaugurada no dia 16 de janeiro foi toda metrada por grupos da região.

Ainda segundo informações moradores ficaram apavorados, muitos correram e outros entraram em desespero.
[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

Fracassa tentativa de acordo para acabar com greve de policiais baianos


Terminou sem acordo a reunião que discutiu alternativas para pôr fim à paralisação de policiais militares da Bahia. Participaram da rodada de negociações representantes de cinco entidades de classe de policiais militares e bombeiros, o presidente da seccional da Bahia da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Saul Quadros; o secretário da Casa Civil, Rui Costa; o secretário da Administração do Estado, Manoel Vitório; o comandante-geral da Polícia Militar (PM) da Bahia, coronel Alfredo Castro; além do secretério de Segurança Pública, Maurício Barbosa. A reunião foi intermediada pelo arcebispo de Salvador e primaz do Brasil, dom Murilo Krieger.

Após sete horas de negociações, a informação da Secretaria de Comunicação do governo é a de que "as partes ficaram de analisar as propostas e as contrapropostas" apresentadas na reunião. Mais cedo, o governo expressou a expectativa de que a situação pudesse ser resolvida ainda hoje (7).

Logo que a notícia do fracasso da reunião chegou aos policiais amotinados na Assembleia Legislativa, ocupada há uma semana pelos amotinados, os policiais voltaram a se reunir na entrada do prédio para entoar o lema que vem servindo de marca do movimento: A PM Parou.

O principal ponto que emperra a negociação de um acordo são os mandados de prisão emitidos pela Justiça para 12 líderes do movimento.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

Através do Twitter, artistas e pastores pedem oração pela situação de violência na Bahia, devido à greve dos policiais


A greve dos policiais na Bahia tem levado a manifestações na internet que pedem por paz e solução do impasse na capital baiana, Salvador. No Twitter, algumas hashtags foram criadas, para mostrar a quantidade de pessoas que esperam que o confronto seja encerrado.
Visite: Gospel +, Noticias Gospel, Videos Gospel, Musica Gospel

Usando as marcações #ABahiapedePaz, #ForçaSalvador, #SalveSalvador e #SalvadorcomFe, diversos usuários pediram a solução dos confrontos. A cantora baiana Claudia Leitte, postou mensagens contrárias à violência e pedindo a Deus, proteção para os baianos: “Meu coração está apertado. A situação na minha Bahia não me permite relaxar. Peço a Deus que proteja esse povo tão amado, que cuide de cada família baiana. Que as autoridades sejam guiadas por Seu Espírito Santo”.

Com a manifestação solidária de seus seguidores, Claudia publicou agradecimentos ao público e postou o Salmo 86:5: “Porque tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para com todos os que te invocam”.

Líderes religiosos também se manifestaram através do Twitter pedindo proteção divina e solução do impasse. O apóstolo César Augusto, líder da igreja Fonte da Vida convocou seus seguidores à oração pela capital baiana: “Devemos orar pela cidade de Salvador,que o Senhor livre toda a população de ações de violência e proteja a igreja”. O pastor assembleiano Sérgio Pereira destacou a tensão em seu pedido de oração: “Povo de Deus vamos orar por Salvador (BA), greve de policiais e muita tensão na capital dos baianos.#Oremos!”.

A cantora gospel Eyshila também conclamou seus seguidores a clamarem pela situação calamitosa do estado baiano, e afirmou que no Rio de Janeiro, as orações já estavam em curso: “Brasil, vamos orar pela Bahia! Tá bravo com a greve de policiais. O povo ta clamando aqui”.

Até o fechamento desta matéria, a situação da greve dos policiais permanecia inalterada. Em entrevista ao telejornal “Bom Dia Brasil”, da TV Globo, o governador da Bahia, Jacques Wagner afirmou que o reajuste solicitado pelos policiais não é possível imediatamente e propôs uma gratificação a ser paga a médio prazo. Até agora, a Secretaria de Segurança da Bahia contabilizou mais de cem assassinatos durante a greve.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

Pré inauguração de mais uma Igreja Adventista do Sétimo Dia no bairro de Sussuarana

No último final de semana, foi realizado a pré inauguração de mais uma igreja Adventista do Sétimo Dia no bairro de Sussuarana
o templo fica localizado à rua Aroldo Caíno nº 57 Sussuarana. E estavam presentes neste culto de inauguração os pastores administradores da Associação Bahia, pr. Wilian e o pr. Hélio, juntamente com o comunicador da rádio novo tempo o Carlos Oliveira, foi um dia especial de muita alegria, além de desfrutarem das novas instalações do templo a comunina de crentes apreciaram uma bela cerimônia batismal. Que Deus continue sendo louvado e engrandecido nesta nova igreja.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

I Simpósio Bíblico A Grande Esperança

No próximo dia 11, a partir das 14h30, a Igreja Adventista da Grande Salvador realizará o I Simpósio Bíblico A Grande Esperança.

O evento acontecerá simultaneamente nas igrejas de Nazaré, Calçada, Praia Grande, Castelo Branco, Lauro de Freitas e Camaçari. Os Evangelistas Voluntários e os Líderes de Ministério Pessoal também participarão do Simpósio Bíblico na Escola Parque.

Cada um desses pontos contará com a presença de um professor do Seminário Adventista Latino Americano de Teologia (SALT) da Faculdade Adventista da Bahia (IAENE).

O evento é destinado a todos os Líderes e Oficiais das Igrejas Adventistas, no território da Grande Salvador.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

sábado, 4 de fevereiro de 2012

Chamada para convenção de líderes de Jovens, Desbravadores e Aventureiros


O Ministério Jovem da Igreja Adventista na Grande Salvador terá o mês de março repleto de treinamentos para os seus diretores. Com o objetivo de treinar, capacitar e traçar as diretrizes de trabalho para 2012, a direção do departamento convoca a liderança a participar da convenção anual, que será realizada nas dependências da Faculdade Adventista da Bahia (IAENE), durante as três primeiras semanas do mês. Segue abaixo o cronograma para cada departamento:

Clube de Aventureiros – 2 a 4 de março

Clube de Jovens – 9 a 11 de março

Clube de Desbravadores - 16 a 18 de março

As inscrições podem ser feitas na sede administrativa da Igreja Adventista na Grande Salvador, localizada à Rua Arquimedes Gonçalves, 25, Jardim Baiano, ou através do telefone (71) 2202-4418.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

Formação profissional da ADRA Tailândia oferece novo futuro a refugiados


Refugiados lutando para sobreviver na Tailândia estão encontrando a formação de novas competências e oportunidades de emprego, graças a um projeto da Agência Adventista de Desenvolvimento e Recursos Assistenciais (ADRA) no país.

Quando Na Aye Yin e sua família fugiram seu país de origem, Mianmar, para um campo de refugiados na Tailândia, ficaram decepcionados ao saber que não se beneficiariam de um programa de governo tailandês que auxilia os refugiados.

Na Aye Yin recentemente abriu um salão de cabeleireira em sua casa depois de receber formação profissional da ADRA na Tailândia. Ela e seu marido agora oferecem cortes de cabelo gratuitos aos refugiados desempregados na sua comunidade. [foto: ADRA Tailândia]

Entrementes, Na Aye Yin ouviu falar sobre um projeto da ADRA, chamado "Formação Profissional para os Refugiados de Mianmar", que oferecia aulas de qualificação profissional para moradores do campo de refugiados. As aulas incluíam costura, soldagem, cuidado de idosos e crianças, mecânica básica de automóveis, curso para cozinheiros e cabelereiros.

Depois de completar a classe inicial, em estilos de penteado, Na Aye Yin inscreveu-se para um estudo mais aprofundado através de treinamento realizado pelo Colégio Vocacional Tailandês, que tem parceria com a ADRA da Tailândia.

Equipada com novas habilidades, Na Aye Yin abriu um salão de cabeleireiro em sua casa de bambu. O sucesso de seu novo negócio convenceu o marido a estudar estilos de penteado também.

Não só o casal se tornou auto-suficiente através de seu salão como ambos estão trabalhando juntos para oferecer serviços gratuitos para os refugiados desempregados na comunidade.

"Queremos ajudar os outros. Isso nos dá mais felicidade em nossos corações ", disse Na Aye.

Mediante o programa de formação vocacional, refugiados, como Na Aye Yin, se tornaram produtivos, membros da sociedade com uma contribuição a dar, disseram oficiais da ADRA da Tailândia.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

Mulher atende ao apelo por telefone em evangelismo calebe de Tatuquara


Em seu penúltimo apelo antes da cerimônia batismal que vai marcar o fim da Missão Calebe 2.0 em Tatuquara, o pastor Alex Palmeira, da Associação Sul Paranaense foi surpreendido pela calebe Olinda Sousa Silva que lhe entregava o telefone.

"Eu estranhei quando ela me entregou o telefone na hora que eu estava falando, mas ela me disse que a pessoa que estava do outro lado da linha tinha ligado porque queria ser batizada", conta o pastor.

Ao atender ao telefone, o pastor conversou com Isabel, que estava em um hospital em seu horário de expediente. Ela, que é amiga de Olinda e vem estudando a Bíblia com ela, havia decidido que aquele era o momento de entregar a vida a Deus.

De acordo com o pastor Marcos Baptista, Isabel será batizada no próximo sábado, 28, na cerimônia que marca também o último final de semana da Missão Calebe 2.0 em Tatuquara.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

Na Nigéria, a escalada no conflito religioso impacta a Igreja Adventista

A Igreja Adventista do Sétimo Dia na Nigéria está experimentando uma queda na frequência à igreja e alguns fechamentos de igreja em meio à piora no conflito religioso no país.

Um recrudescimento de ataques contra igrejas cristãs pelo grupo extremista Boko Haram, que começou pelo fim do ano passado, tem causado a violência sectária em curso entre grupos muçulmanos e cristãos, no nordeste da Nigéria.

Somando-se ao tumulto, o governo do país recentemente eliminou os subsídios à energia, duplicando o preço da gasolina. Isso motivou greves e manifestações em todo o país. Notícias indicam que os nigerianos vivem com medo da agitação incessante.

Enquanto isso, a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie pediu aos líderes religiosos de seu país para se manifestarem contra a violência, informou o periódico britânico 'The Guardian', na semana passada.

"Os líderes cristãos devem continuar a pregar a paz e união para que os cristãos não retaliem", disse Adichie ao jornal. "Os líderes muçulmanos devem forte e repetidamente condenar a violência contra os cristãos e deixar claro que Boko Haram não representa o Islã da Nigéria", disse ela.

A Igreja Adventista no país tem dedicado os últimos dias a jejum e oração pela situação em curso. A administração da Igreja no país está instando os membros a atuarem em pequenos grupos e evitar grandes encontros religiosos públicos. Esforços de evangelismo ao ar livre têm sido colocados em compasso de espera devido a um toque de recolher e da frágil situação de segurança, declararam oficiais denominacionais.

Abuja was among Nigerian cities targeted by a wave of sectarian violence beginning in 2011. A suicide bombing at United Nation’s headquarters in the country’s capital city left 26 people dead last year. [photo: iStockphoto]

De acordo com um relatório pelo presidente da Associação Nordeste da Nigéria, Bindas Stephen Haruna, a Igreja Adventista não sofreu danos materiais ou perda de vidas. No entanto, alguns membros individuais tiveram seus bens saqueados ou queimados.

"A situação no norte da Nigéria mostra como a falta de liberdade religiosa pode afetar a vida das igrejas, e por que devemos promover e defender firmemente esta liberdade essencial antes que seja tarde demais", disse John Graz, diretor de Relações Públicas e Liberdade Religiosa da Igreja Adventista a nível mundial.

A frequência à igreja, no nordeste da Nigéria caiu drasticamente, levando ao fechamento de igrejas em algumas regiões onde na sua maioria os membros são pessoas que viajam a negócios e que voltam para suas casas. Em outras igrejas, pastores deixaram suas congregações por medo de serem mortos.

A situação gerou uma onda de evangelismo de pequenos grupos, informaram os líderes da Igreja. Os oficiais da Igreja no país estão solicitando as orações e apoio da família da Igreja mundial, enquanto os adventistas nigerianos espalham a esperança adventista em menor escala.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Justiça decreta ilegal greve de policiais militares na Bahia

A Justiça baiana concedeu uma liminar, na manhã desta quinta-feira, ao governo do Estado decretando a ilegalidade da greve dos policiais militares da Bahia e determinando que a Associação de Policiais e Bombeiros e de seus Familiares do Estado da Bahia (Aspra - BA) suspenda o movimento grevista. A decisão deve ser cumprida de imediato, sob pena de multa de R$ 80 mil, por cada dia de paralisação.

Na ação, o juiz da 6ª Vara da Fazenda Pública, Ruy Eduardo Almeida Brito, acolheu requerimento do Estado, por meio da Procuradoria Geral do Estado, no ato representado pelo procurador Marcos Sampaio.

De acordo com Fábio Brito, diretor jurídico da Aspra-BA, a entidade vai recorrer da decisão. "Entendemos que a Aspra é parte ilegível para ocupar o polo passivo de qualquer ação judicial deste sentido. O movimento não é da Aspra. A tropa que aderiu à greve é que forma as associações. Além da Aspra, a Associação dos Praças da Polícia Militar da Bahia (APPM) e a Associação dos Subtenentes e Sargentos da Polícia Militar (ASSPM) também aderiram à causa", disse.

Em relação ao pagamento da multa, Brito ainda contestou o valor e disse que a quantia está fora da realidade. "Somos uma associação pequena e o que arrecadamos não chega a 10% do valor", disse o diretor, afirmando que a Aspra ainda não foi intimada.

A categoria reivindica a criação de um plano de carreira, pagamento da Unidade Real de Valor (URV), adicionais de periculosidade e insalubridade, gratificação de atividade policial incorporada ao soldo e anistia, revisão do valor do auxílio alimentação e melhores condições de trabalho, entre outros pontos.

A greve foi deflagrada na tarde da última terça-feira, após uma assembleia da Aspra, que aconteceu nos Barris. Apesar da movimentação dos policiais, o comando da PM não reconheceu o estado de greve e pediu para a população ter calma.

Para esta quinta-feira, o comandante informou que todas as providências foram tomadas para o bom funcionamento das rotinas policiais. O esquema de segurança para a tradicional festa de Iemanjá foi mantido. Nas ruas do Rio Vermelho e adjacências, 1.200 policiais militares realizam o policiamento.

A segurança conta ainda com as unidades especializadas como o Esquadrão de Motociclistas Águia, Esquadrão de Polícia Montada, Rotamo e Grupamento Gêmeos.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

População teme arrastões no Subúrbio

No início da tarde desta quinta-feira (02), lojistas do Subúrbio Ferroviário de Salvador tiveram que fechar as portas do comércio por conta de arrastões que estariam ocorrendo nas localidades de Paripe, Fazenda Coutos, Vista Alegre e Periperi. De acordo com informações postadas nas redes sociais, homens encapuzados e armados, em motos e carros, obrigam os comerciantes a fecharem as portas da periferia da capital baiana. Além disso, leitores do Bocão News têm ligado para a redação relatando que comerciantes também encerraram o serviço no Centro, Liberdade e Pau da Lima, Sete Portas e na Pituba.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]

Greve dos policiais militares levam terror a Bahia

Confusões registradas em algumas das principais cidades da Bahia, causadas pela greve da Polícia Militar, levaram o Estado a pedir ajuda ao governo federal. O secretário de Segurança Pública, Maurício Telles Barbosa, informou que 150 agentes da Força Nacional de Segurança (mais uma vez a FN entra em ação para servir de paliativo) devem desembarcar em Salvador às 22h desta quinta. Outros 500 serão enviados à cidade em até 48 horas.
Telles disse ainda que o governador Jaques Wagner (PT) requereu à presidente Dilma Rousseff a presença de tropas do Exército (Outro remendo à segurança pública. Quando irão aprender?) para reforçar a segurança local. Segundo ele, 2/3 dos PMs não aderiram à greve e continuam nas ruas, contando com o apoio de 200 carros.

Em Salvador, lojas de bairros centrais fecharam as portas mais cedo. Pontos de ônibus estiveram lotados de trabalhadores que decidiram retornar para casa antes de encerrar o expediente. As informações sobre as ações criminosas chegaram à festa de Iemanjá, que se realiza no bairro do Rio Vermelho, resultando num início de esvaziamento do local.

Policiais militares do Estado, ligados à Associação de Policiais e Bombeiros da Bahia (Aspra), anunciaram a paralisação e ganharam adesão de outras entidades representativas dos PMs. São quatro as organizações que congregam os policiais.

Na manhã de hoje, a Justiça do Estado decretou a ilegalidade do movimento e determinou o retorno imediato dos policiais grevistas ao trabalho. Mas as lideranças ignoraram a medida.

Embora o comando da PM informe que a polícia está nas ruas, donos de estabelecimentos comerciais localizados em regiões como o bairro de Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico, encerraram o atendimento ao público no meio da tarde.

Área comercial importante da capital, a avenida Sete de Setembro passou a maior parte da tarde com pouco movimento. Isso ocorreu em conseqüência de um arrastão nas imediações do shopping center Lapa, cujas lojas também baixaram as portas.

No Subúrbio Ferroviário, o que se verifica são ruas desertas. Parte dos ônibus deixou de circular. Há informações de vandalismo em vários pontos da cidade, inclusive na orla, onde há relatos de coletivos saqueados, além de furtos a veículos particulares nos congestionamentos.

A situação é similar em cidades importantes da Bahia, como Ilhéus e Vitória da Conquista, onde também o comércio já fechou as portas. Nessas localidades a polícia decidiu aderir à greve.

Governo
Agora à noite, Wagner, que retomou o comando do Estado depois de viajar para Cuba e Haiti com a presidente Dilma Rousseff, disse não permitirá que a insegurança se instale no Estado colocando em risco a população. A declaração do governador referia-se à greve parcial da Polícia Militar da Bahia.

“Não admitirei que a segurança da população baiana seja colocada em risco por um pequeno grupo de pessoas, ainda mais porque estas desconsideraram a decisão judicial que considerou a greve ilegal”, afirmou o governador, ao se referir à Associação de Policiais e Bombeiros do Estado da Bahia (Aspra), que está à frente da paralisação de parte dos policiais militares. Segundo Wagner, "em defesa dos interesses maiores da população, continuarei usando medidas enérgicas, caso isso se faça necessário".

Também o secretário da Segurança Pública, ao anunciar o envio, pelo governo federal de 150 homens da Força Nacional, observou que Dilma deu garantias ao governo de poder utilizar quantos homens forem necessários. “Amanhã (3) nós nos reuniremos com o general Gonçalves Dias para decidir sobre esse efetivo. A presidente quer tratar o caso da Bahia como exemplar”, disse o secretário.

Na quarta-feira (1º), o governador em exercício Otto Alencar, havia dito que não negociaria com os grevistas, deixando as articulações por conta do secretário de segurança e do comando da PM.[Equipe CIAP, Tiago Oliveira]